quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CONCEITO MANGUE!.



"Seres humanos feitos de carne de caranguejo, pensando e sentindo como caranguejos. Seres anfíbios – habitantes da terra e da água, meio homem e meio bichos [...] parados como os caranguejos na beira da água ou caminhando para trás como caminham os caranguejos [...] habitantes dos mangues [...] dificilmente conseguiriam sair do ciclo do caranguejo, a não ser soltando para a morte e, assim, afundando-se para sempre dentro da lama [...] essa fossa pantanosa onde aguarda o Recife (CASTRO: 2001, p. 10-11)."


O trecho acima, do pensador pernambucano Josué de Castro, referente ao romance Homens e Caranguejos (1966), nos mostra a realidade de um povo que habita essa área tão sensivel , o mangue, e que, embora o autor tenha uma certa visão pessimista, ainda assim, é um povo com muitas aspirações, felicidades e principalmente necessidades importantíssimas. Partindo dessas premissas e
deste clima de mangue vivo, onde o vegetal, mineral e animal se confundem
, Chico Science apoderou-se dessas influências para a criação do movimento Manguebeat, com canções que transcrevem parte da realidade do livro e também ,uma visão espacial da vida em uma favela mangue, como na música Manguetown.

Esses referencias fazem parte da base conceitual de nosso projeto arquitetônico. O conceito parte desses ideais naturalistas na criação de um projeto que tenha uma integração e uma transitoriedade suave entre os elementos água, terra e da vegetação do terreno. Um projeto sobre-dentro-na água, que contempla a criação de novas paisagens urbanas com relações mais elásticas entre esses dois elementos opostos. A terra onde tudo é parcelado e a água, onde não há conceito de propriedade.
Outro foco de nosso projeto será na REutilização de materiais e o uso de outros ecologicamente corretos de modo a recriar, como no ciclo da água, seus usos de forma mais prática e assim completando o ciclo destes.

Para tornar tudo isso já falado de forma mais clara e sensitiva, nós criamos a ideia de Maquete Musical . Seria um vídeo, nele, nós regravamos a música Manguetown e junto com imagens reais de favelas em mangue e com algumas propostas de edificações para esse meio, colocariamos à tona certos questionamentos sociais, arquitetônicos e conceituais a respeito da área estudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário